Connect with us

Destaque HOME

Secretaria da Educação realiza 1ª caminhada da campanha “Fora da Escola não pode”

Publicado

em

Compartilhe

 

A Secretaria Municipal da Educação de Itanhém, com o apoio da prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Social, CMDCA, CREAS, Conselho Tutelar, APLB, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Câmara Municipal de Vereadores, realizou, na manhã desta segunda-feira, 02 de agosto, uma caminhada para a apresentação da campanha “Busca Ativa Escolar em Tempo de Pandemia. Fora da Escola, não Pode”.

O percurso contemplou os bairros Centro, Monte Santo, Leopoldina Botelho e São João, entendendo que são os bairros onde mais se tem alunos fora da escola. Na ocasião, os participantes realizaram uma panfletagem com orientações do que é de como funciona a campanha, que é uma iniciativa do Selo UNICEF e Undime, pela Campanha Nacional do Direito à Educação, no intuito de alertar e combater a exclusão escolar nos municípios brasileiros.

A secretária de Educação, Normélia Alquilina, explica que a manutenção do vínculo com a escola, mais do que nunca, é necessária para garantir a aprendizagem de todas as crianças e adolescentes, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos.

“A busca ativa escolar tem como objetivo resgatar alunos que estão fora da escola. Seja ele criança, adolescente ou adulto, mesmo que escola esteja funcionando em outro formato, fora da escola não pode. A Educação nunca esteve parada, mesmo em tempo de pandemia. Agradecemos a todos os participantes dessa caminhada, que estão na busca de um único objetivo, que são os nossos alunos. Agradecemos ao prefeito, ao nosso vice-Prefeito Alex, e todos que contribuíram para que essa caminhada fosse um sucesso. Mas, educação só funciona com união, e estamos todos agraciados. Vamos em frente! Essa semana estaremos em todos os distritos, para buscar os nossos alunos que estão fora da escola. E, assim, juntos, venceremos todos os desafios. A Educação é um direito de todos, a busca é uma obrigação de cada um de nós”, enfatizou a secretária.

Representando o prefeito Mildson Medeiros, que está em viagem, o vice-prefeito Alex Chaves frisou a importância da Busca Ativa. “As pessoas pensam que a Educação está parada, mas não é assim. A busca vai ter esse papel de mostrar para as crianças, para os pais, de que nós estamos funcionando. Tem várias ações acontecendo, mas o principal é isso, é a gente conseguir trazer os estudantes para escola, matricular esses alunos, para que o ensino aprendizagem chegue até eles, seja da forma que for”, frisou Alex.

A estratégia da campanha conta com desenho intersetorial, já testado para apoiar municípios e estados, no enfrentamento da exclusão e do abandono escolares. Tenha responsabilidade e matricule o seu filho. E, se por algum motivo você ainda não terminou seus estudos, aproveite e volte para a escola, pois nunca é tarde para aprender!

O pontapé inicial da campanha foi tão bem sucedida que o município recebeu os parabéns da oficial da Educação da UNICEF, Verônica Bezerra, que enviou um vídeo elogiando a iniciativa e dizendo que vai estar acompanhando os trabalhos da equipe da Educação Municipal.

A caminhada contou com a presença do Vice-Prefeito Alex Chaves, dos vereadores Rivelino e Dias da Academia e com o apoio da Polícia Militar. A educação é um direito que precisa ser garantido, portanto, se você conhece alguma criança ou adolescente que não está matriculado na escola ou que não estiver participando das atividades remotas, acione a equipe de busca ativa escolar.
Toda criança e adolescente tem o direito de aprender, e cada um de nós tem um papel fundamental na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, em especial, quanto ao direito à Educação, por isso, todos devem se mobilizar. [Jan Santos – Ascom PMI]