Connect with us

Destaque HOME

Secretaria de Saúde de Itanhém realiza capacitação de equipe para triagem pré-natal em papel filtro

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

Como parte das ações voltadas à Atenção à Saúde da Mulher, a Prefeitura de Itanhém, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última semana, (14) uma Capacitação no Programa Estadual de Secretaria de Saúde de Itanhém realiza capacitação de equipe para triagem pré-natal em papel filtro, projeto implantado pelo governo do Estado e financiado pelo governo Federal.

O treinamento foi feito pelo consultor Paulo, para os Enfermeiros da Atenção Básica, e, de acordo com a gestão, o objetivo é atualizar e qualificar a equipe da rede básica municipal na Linha de Cuidado em Atenção ao Pré-Natal, proporcionando aos profissionais as condições técnicas para fortalecer a atuação e melhorar o atendimento aos usuários.

O Município de Itanhém é monitorado pelo Consultor Paulo, que realiza visitas mensais à Coordenação da Atenção Básica, Enfermeira Gabriela Prado, para acompanhamento do programa, entrega de materiais e levantamento de outras demandas.

Popularmente conhecido por “Teste da Mamãe”, o serviço consiste na coleta de sangue no dedo da gestante, pelo Enfermeiro da Unidade, que é depositado em papel filtro. Após secagem, essa amostra é enviada à Coordenação da Atenção Básica e, de lá, para o laboratório VitaLab Medicina Diagnóstica, em Feira de Santana. A coleta deve acontecer na 1ª consulta Pré-Natal e no início do 3º trimestre de gestação. O exame é capaz de detectar doenças como Toxoplasmose IgM, Citomegalovírus IgM, Sífilis, HIV I/II, HTLV I/II, HBsAg (Hepatite B), Anti HCV (Hepatite C) e Eletroforese de Hemoglobina.

“Essa capacitação em Atenção à Saúde da Mulher no Pré-Natal é de suma importância para aumentar o conhecimento dos profissionais, e fundamental para diagnosticar precocemente doenças no feto e tratar em tempo oportuno. É um desejo do prefeito Mildson que o município busque cada vez mais parcerias para garantir e melhorar sempre o atendimento, e levar o bem-estar às mães e aos seus bebês, durante a gestação.”, disse o secretário de Saúde, Dr. Roberto Matoba. [Jan Santos/Ascom PMI]