Connect with us

Sem categoria

Sem estradas preservadas, o cambaleante comércio de Itanhém vive uma das piores crises da história

mm

Publicado

em

As chuvas que atingiram o município de Itanhém nesta semana podem servir para fazer a prefeita Zulma Pinheiro e seu irmão Newton Pinheiro – que é o secretário de Infraestrutura – entenderem, definitivamente, que estradas de chão batido têm que ser levadas a sério pela administração, pois a natureza, diferentemente deles, não brinca.

A prefeitura precisa trabalhar com mais responsabilidade e profissionalismo no levantamento dos trechos críticos das estradas municipais, de pontes e bueiros com menos amadorismo na execução dos trabalhos de aterro, desvio de água e encascalhamento. Só assim, em períodos chuvosos, a mobilidade não será prejudicada por tantos transtornos como ocorreu nos últimos dias.

A estrada que dá acesso a Santa Rita do Planalto, por exemplo, virou um caos. O empresário do ramo de combustível, Ronivon Chapéu, registrou imagens da dificuldade de se trafegar por aquela estrada em época de chuva. Em vídeos ele mostrou nas redes sociais um ônibus escolar transportando crianças e adolescentes, sendo arrastado por uma máquina para ser retirado de dentro do lamaçal. Nas imagens, uma das laterais do veículo aparece bem próxima ao barranco, colocando em risco a vida dos alunos. Veja reportagem completa aqui.

Em outra situação, desta vez na estrada que liga Itanhém ao distrito de Batinga, irritado com as péssimas condições daquele trecho, que tanto a prefeitura fez propaganda dizendo ter reestruturado a estrada, um motorista filmou e também mostrou nas redes sociais o momento em que carros ‘dançavam no lamaçal’ para saírem do atoleiro.

Nas gestões anteriores, do ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB), as estradas principais de acesso do município foram refeitas com encascalhamento de todos os trechos críticos, inclusive com retirada de águas e construção e reformas de mais de 40 pontes.

A estrada de Batinga, por exemplo, onde foram construídas duas pontes já com estrutura para receber asfalto, foi toda reestruturada pela administração de Bentivi. Acontece que, nessa estrada e em todas as demais, a atual gestão costuma apenas passar a motoniveladora para acabar com a buraqueira e acaba retirando a estrutura de cascalho, que é a maior sustentação para a mobilidade das estradas de chão.Se a prefeita Zulma Pinheiro não levar a sério as estradas municipais, ela vai acabar debilitando ainda mais a economia local. Sem ter como escoar a produção, o cambaleante comércio itanheense vive uma das piores crises da história.

Sem categoria

Dinheiro está sendo arrecadado em Itanhém para exame de adolescente que está com forte sangramento no nariz

mm

Publicado

em

Um adolescente autista, que mora na cidade de Itanhém, está com forte sangramento no nariz desde a madrugada da última quinta-feira (7), sem acompanhamento de um especialista.

Mesmo tendo sido diagnosticado com hemorragia nasal e indicação, com urgência, para passar por um otorrinolaringologista, Jhonatas Ferreira Silva, 12 anos, continua com sangramento e muita dor de cabeça, de acordo com a mãe dele, Maria José de Sá Ferreira.

Nas redes sociais foram postadas imagens do adolescente com um pano branco sujo de sangue e vídeo relatando o sofrimento da família.

De acordo com o padrasto do jovem, Genilson Pereira de Jesus, as pessoas estão se mobilizando nas redes sociais para arrecadar dinheiro para o pagamento de uma consulta na cidade de Teixeira de Freitas.

Ainda de acordo com Genilson, a mãe do adolescente foi informada pela pessoa responsável pela marcação de exames, que seria necessário aguardar surgimento de vaga.

O Água Preta News apurou que a consulta já foi marcada para a próxima segunda-feira (11), às 9h40, no Hospital São Paulo, na cidade de Teixeira de Freitas. O valor da consulta, R$ 300, e dinheiro para deslocamento estão sendo arrecadados na cidade.

Profissional pediu urgência no exame.

Continuar leitura...

Sem categoria

Lula deixa a prisão

mm

Publicado

em

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8). Lula saiu da Superintendência da Polícia Federal (PF) por volta das 17h40.

O ex-presidente estava preso desde 7 de abril de 2018.

Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade.

Nesta quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF decidiu derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento que vinha sendo adotado desde 2016.

A maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.

[ G1 PR ]

Continuar leitura...

Sem categoria

Justiça obriga prefeita dar posse à diretora de escola no Salomão

mm

Publicado

em

A prefeita Zulma Pinheiro (MDB) tem o prazo de 48h para dar posse à professora Marinalva Arnholz Schneider Santos na função de diretora da Escola Municipal João Lopes de Ângelo, no distrito de Salomão, município de Itanhém. A decisão do juiz Argenildo Fernandes dos Santos foi dada na última sexta-feira (1), sob pena de pagamento de multa diária e pessoal de R$ 1.000, sem prejuízo do crime de desobediência e improbidade administrativa.

O magistrado já havia, em caráter liminar, mantido a professora na função para a qual havia sido eleita, no último dia 10 de setembro, pelo voto da comunidade estudantil.

A Comissão Seletiva Central, que foi responsável por conduzir o processo eleitoral, alegou irregularidades e cancelou a eleição. Em razão disso, a professora impetrou um mandado de segurança contra a comissão, a prefeita Zulma Pinheiro e seu irmão Álvaro Pinheiro, que é o secretário da Educação. Mas, mesmo a Justiça, na ocasião, tendo confirmado a manutenção da professora no cargo, a prefeita Zulma Pinheiro, em desobediência à decisão judicial deu posse aos demais diretores, menos à professora Marinalva.

Desta forma, a advogada Kerry Anne Esteves, que defende os interesses da professora, informou este fato à Justiça que, por sua vez, determinou o prazo de 48h para a prefeita dar posse também à Marinalva Schineider.

Foto: Marinalva Arnholz.

Dra. Kerry Anne é quem defende os interesses da professora Marinalva Schneider.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA