Connect with us

Destaque HOME

Sessão solene da ATL deste sábado (14) será dedicada à memória de Sady Teixeira Lisboa

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] A sessão solene inaugural de 2020 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) será dedicada à memória de Sady Teixeira Lisboa, cujo centésimo décimo aniversário de nascimento é comemorado no ano em curso. Ele é patrono da Cadeira 1 e considerado o líder político mais importante da história de Itanhém, tendo liderado o movimento emancipatório em 1958 e sido eleito 1º prefeito do município recém-separado de Alcobaça.

O evento acadêmico vai acontecer neste sábado (14), às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA.

A programação prevê posse acadêmica, recitais, homenagens e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2020, com os ganhadores das versões interna, estadual e nacional, nas categorias poema e conto.

A cerimônia solene contará com a presença de do presidente da Academia Capixaba de Poetas Trovadores, Clério José Borges, e da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho.

Sady Teixeira Lisboa (1910/2020) será homenageado com um selo comemorativo do seu 110º aniversário e com a 2ª edição do livro-reportagem “Tecelão de ditos e feitos”, de autoria de Almir Zarfeg. Ele será representado pela filha Maridy Moreira Lisboa, que falará em nome dos familiares.

“Lembrando que Oséas Moreira Lisboa – médico, escritor e filho de Sady – é titular da Cadeira 26 da ATL”, informou Zarfeg, presidente da ATL.

Zarfeg aproveitou para convidar a todos para comparecerem ao evento literário e cultural: “Desde já, vocês estão convidados. Compareçam, prestigiem!”