Connect with us

Entretenimento

Solstício de inverno e eclipse solar acontecem neste fim de semana

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

[R7] Dois fenômenos astronômicos acontecem neste fim de semana. No sábado (20) acontece o solstício de inverno, que marca a transição de estações na Terra.

No hemisfério sul, onde está o Brasil, o fenômeno é a transição entre o outono e o inverno, portanto, solstício de inverno. No hemisfério norte, a data marca o fim da primavera e o início do verão, ou seja, solstício de verão

“Para um observador atento daqui da Terra, durante o solstício vai perceber que o Sol nasce e se põe no local mais afastado possível do ponto cardeal leste e oeste, respectivamente. Nesse dia do ano, quem estiver em um local na linha do Trópico de Capricórnio ou do Trópico de Câncer verá o sol atingir o zênite, ou seja, exatamente sobre as suas cabeças quando estiver a pino”, explica Langui.

“O eclipse deste domingo é chamado de “Anel de Fogo”, porque o que vai acontecer é um eclipse anular do Sol, ou seja, a Lua não cobrirá totalmente o disco do Sol”, explica Rodolfo Langui, coordenador do Observatório da Unesp, em Bauru.

Segundo o professor, no domingo, a Lua estará no Apogeu, ou seja, no ponto mais distante da Terra. Esse é o motivo do satélite natural aparentar ter um tamanho menor e, assim, permitir que fique uma borda do Sol aparente quando ocorrer o alinhamento.

As Américas não estão na região onde o eclipse poderá ser observado. Segundo a Nasa, agência espacial dos EUA, será possível fazer a observação apenas quem estiver em países mais centrais da África, na região mais ao sul da Península arábica, no norte da Índia e no Sul da China.

O eclipse começa a partir das 2h30 da manhã do domingo, mas ápice do fenômeno ocorrerá às 3h42.