Connect with us

News

Três membros da ATL são homenageados pelo Movimento Cultural Castro Alves

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Três membros efetivos da Academia Teixeirense de Letras (ATL) foram homenageados na noite dessa quarta-feira (10) pelo Movimento Cultural Castro Alves com troféus personalizados.

Trata-se dos acadêmicos Cássia Oz, Almir Zarfeg e Athylla Borborema. Também receberam troféus a professora universitária Arolda Figueredo e o artista plástico Elizeu Matias.

Athylla sendo homenageado pela professora Ivonilce.

A sessão solene aberta ao público e presidida pela presidente do Movimento Cultural Castro Alves (MCCA), Ivonilce Passos da Silva, aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. Além da professora Ivonilce, a mesa foi formada pela professora Arolda Figueredo, vice-presidente da ATL Athylla Borborema, presidente da ATL Almir Zarfeg, artista plástico Elizeu Matias, professor Vander Policário e pelo diretor de Cultura teixeirense Demerval Pires.

A sessão solene foi para coroar as ações desenvolvidas pelo Movimento Cultural, que surgiu oficialmente em 2011, com o lançamento do livro “Meus Anseios”, que reúne dezenas de poemas inscritos por alunos da rede municipal de ensino nas diversas edições do Concurso de Poesias, sempre realizado em homenagem ao poeta baiano Castro Alves. Também fazia parte da programação o 172º aniversário de nascimento do Poeta dos Escravos (1847) e a homenagem aos poetas teixeirenses.

“Tenho consciência de que este momento pertence a todos nós, porque só foi possível acontecer através de muitas mãos”, afirmou Ivonilce, sendo muito aplaudida por todos os presentes.

Zarfeg, presidente da ATL, discursando .

A abertura do evento contou com a apresentação musical, uma performance teatral com referências abolicionistas e a exibição de um vídeo com pessoas dando depoimentos sobre a atuação relevante da professora Ivonilce Passos da Silva.

“Por tudo que fez e continua fazendo pela arte e pela cultura teixeirenses, a professora Ivonilce está de parabéns”, elogiou o poeta Zarfeg.

FOTO: Professor Vander, Athylla, professora Arolda, Zarfeg e Cássia Oz.