Connect with us

Destaque HOME

Vídeo: Prefeitura de Itanhém joga lixo do mutirão de combate à dengue e chikungunya em frente casa de morador

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

Somente depois que a dengue e a chikungunya se alastraram em todo o município de Itanhém, vitimando centenas ou até milhares de pessoas, a prefeitura decidiu fazer um mutirão para limpar quintais e conter focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com a secretária da Saúde, Renilda Chapéu, cerca de 100 pessoas foram contratadas para se juntar a 19 agentes de endemias que já cuidam ou deveriam cuidar da sede, vilas, distritos e zona rural.

Mas, como se sabe, a gestão da prefeita Zulma Pinheiro e seus irmãos quando tentam solucionar um problema, cria outro.

VEJA também:

ÁUDIO: Secretária da Saúde de Itanhém admite que focos do mosquito Aedes aegypti estão alastrados na cidade e distritos

André Correia diz que casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela secretária à Câmara é infinitamente maior

Desde quando o mutirão começou o que se vê em vários lugares na cidade são acúmulos de mato e lixo nas ruas, atrapalhando o trânsito e incomodando moradores.

O juiz de paz do município de Itanhém e substituto de oficial do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, Álvaro Gundim, há uma semana tem que conviver com um monte de mato e lixo que a prefeitura jogou em frente a sua casa, na esquina das Ruas Belo Horizonte e Honório Silva.

“A iniciativa de limpar os quintais é louvável para contar esta epidemia, mas o lixo deve ser colocado numa caçamba e jogado no local adequado, não no meio da rua e muito menos em frente a casa da gente”, adverte o juiz, que procurou secretários da prefeitura e, um deles, Omar Martins, da secretaria de Desenvolvimento – de acordo com Álvaro Gundim – questionou que o lixo não estava na porta da casa e sim em via pública.

“O que ele [Omar Martins] quis dizer com isso, que via pública é lugar de colocar lixo?”, questionou.

O juiz gravou um vídeo e mandou para o secretário de Infraestrutura, Newton Pinheiro, que é irmão da prefeita e que também ocupa a pasta da Administração e Finanças. Esse mesmo vídeo foi também enviado para o Água Preta News: