Connect with us

Destaque HOME

Zarfeg resgata a obra “Desenhei em versos o Água Preta”, que será homenageada em sessão solene da ATL

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

[Por Edelvânio Pinheiro] O poeta e jornalista Almir Zarfeg está resgatando a obra “Desenhei em versos o Água Preta”, de João da Terra de Itanhém. Na verdade, esse é o pseudônimo de Ernani Robison Barbosa de Assis, também conhecido como “Robinho do Fórum”, já que é servidor aposentado do Tribunal de Justiça de Bahia.

O livro foi publicado originalmente em 1995 em Itanhém e de maneira bem artesanal. A pequena tiragem foi distribuída entre os amigos e admiradores de João da Terra de Itanhém. Zarfeg foi um dos que receberam um exemplar da obra.

O mesmo Zarfeg que, 25 anos depois, resolveu resgatar o livro, viabilizando a 2ª edição dele. E com direito a prefácio assinado pela professora e autora Enelita Freitas.

“Diante de uma obra tão rica poética e tão significativa culturalmente, eu não tive escapatória senão reeditá-la e homenagear seu autor, o grande poeta João da Terra ou Robinho”, disse Zarfeg, que é itanheense e preside a Academia Teixeirense de Letras (ATL).

Além de presentear o poeta Robinho com um exemplar da 2ª edição de “Desenhei em versos…”, Zarfeg vai sortear um 2º exemplar da obra entre os presentes na sessão final de 2020 da ATL. Enelita Freitas, que também é acadêmica, vai discorrer sobre autor e obra.

Acadêmicos Enelita Freitas e Almir Zarfeg em sessão da ATL

A homenagem seguirá em 2021 com João da Terra sendo o autor convidado do volume V da antologia “ATL em Verso e Prosa!”, organizada pela instituição literocultural. Ele ainda receberá tributo da Câmara Municipal de Itanhém.

“O poema ‘Gemidos (um canto de amor e mais)’ será reproduzido em nossa antologia e devidamente celebrado em 2021 por sua qualidade literária e quatro décadas de redação”, acrescentou Zarfeg.

Ele aproveitou para convidar a todos para o evento acadêmico final de 2020, que vai acontecer em 10 (quinta-feira) de dezembro, às 19h, no auditório do Legislativo teixeirense.

“Ainda teremos posse da nova diretoria acadêmica, centenário de Clarice Lispector, sorteio de livros, homenagens e muito mais”, concluiu.