Connect with us

Destaque HOME

Zulma Pinheiro registrou no TSE proposta que já havia sido cumprida por Bentivi

Publicado

em

Um dos 65 itens do programa de governo registrado pela prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro (PMDB), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na época das eleições é, no mínimo, curioso.

O programa abrange todas as áreas da municipalidade e, na educação, no total, foram registrados 21 itens. Em um deles a prefeita disse que faria investimentos na formação e na eleição de gestores escolares, se esquecendo de que a classe dos professores, através da APLB, já havia conquistado esse direito no mandato do ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB).

Além de constar em seu programa um direito que já havia sido conquistado, a prefeita ainda nomeou secretário da Educação o seu irmão Álvaro Pinheiro, que, paradoxalmente, é contra a eleição de diretores. Álvaro, inclusive, não teve nenhum receio de dizer, na reunião da Câmara de Vereadores do dia , que é contra a eleição de diretores nas escolas da rede municipal de ensino.

Na contramão do tempo, na ocasião, o secretário defendeu que os dirigentes escolares – como na época em que seu pai Manoel Batista, o Neco, era prefeito e ele o secretário da Educação – sejam indicados pelo poder Executivo.

“Se perguntarem, ‘Álvaro, você é a favor ou contra a eleição de professor para diretor?’ Já disse pra o pessoal da APLB, eu sou contra e mostrei minhas razões” disse, na época, argumentando que os diretores eleitos fazem política dentro da escola”.

O secretário está equivocado pois, na verdade, são os dirigentes escolares indicados pelo prefeito que deixam os interesses partidários sobrepor às necessidades e aos desejos da comunidade escolar e não os eleitos.

Quando o diretor é nomeado deixa de existir a participação efetiva dos educadores e demais funcionários da escola, que são obrigados a receber uma pessoa cuja trajetória se desconhece, tampouco os critérios que a conduziram à função.

Portanto, diretor de escola deve continuar sendo cargo de confiança sim, mas da comunidade escolar. Assim, estará garantida, pelo menos nas escolas, a possibilidade de participação do povo nas políticas educacionais.

Ainda na ocasião, o Água Preta News procurou o coordenador da APLB em Itanhém, para saber o que o sindicato achava da declaração do secretário.

O professor Marcos Antônio Pires dos Santos, disse que respeitava o pensamento do secretário, mas que a categoria não comunga da mesma ideia. O coordenador explicou que a eleição de diretores de escolas não tira do gestor a autonomia de nomeação e que a comunidade apenas participa no processo de escolha. E disse mais:

“A eleição de dirigentes escolares é uma das conquistas da nossa categoria em nosso município e todas as nossas reivindicações estão pautadas em bases legais: a constituição, art. 206, a LDB, a meta 19 do PNE e o próprio Plano de Cargos e Salários do Magistério Público Municipal”, destacou Marcos Antônio, completando. “A eleição vem garantir o processo de gestão democrática nas escolas, com a participação da comunidade escolar e é importante ressaltar que a eleição de diretores possibilita acabar com as práticas tradicionalistas de clientelismo”.

Marcos fez questão de destacar que a Bahia entre outros estados, já realiza esse processo democrático nas unidades escolares e que em Itanhém houve resistência. “Tivemos resistência política para sua implantação no município, mas vencemos com muita luta”, finalizou.

Destaque HOME

´40 alunos não estão indo à escola enquanto secretaria faz Conferência de Educação’, diz vereadores

Publicado

em

Enquanto a secretaria da Educação do município de Itanhém está realizando nesta terça-feira (20), a Conferência Municipal de Educação, 40 alunos não estão indo à escola. A denúncia é do vereador André Correia (PHS), Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), e Deilton Porto, o Caboquinho (DEM).

Eles estiveram na região dos Catingueiros, que fica bem próximo dos Arrudas, visitando alunos que, de acordo com o vídeo encaminhado pelos vereadores ao Água Preta News, estão sem transporte escolar porque a prefeitura não fez o pagamento à pessoa responsável pelo transporte.

No vídeo ainda os vereadores mostram a péssima condição da estrada que além de alunos transporta a produção agrícola e pecuária.

“Está acontecendo a conferência e mais uma vez o secretário Álvaro Pinheiro [está] mentindo para o povo”, disse André Correia, que narrou o vídeo encaminhado ao portal. “Venha pagar o transporte escolar, porque tem 40 jovens aqui prejudicados pela má gestão, pela incompetência”, concluiu.

Audrey Correia (PR) é outro vereador que faz parte desse grupo, que embora não pode estar presente tem lutado pela regularização do transporte escolar no município de Itanhém.

Leia também:

Prefeitura contratou empresa por R$ 1 milhão e 183 mil, mesmo assim alunos sofrem com a falta de transporte escolar

Vereadores denunciam ao Ministério Público ineficiência do transporte escolar em Itanhém

 

Continuar leitura...

Destaque HOME

Colisão entre carro e caminhão cegonha deixa motorista de 23 anos morto na BR-101

Publicado

em

Uma colisão envolvendo um carro e um caminhão cegonha deixou uma pessoa morta, na tarde desta segunda-feira (19), em um trecho da BR-101, perto do município de Camacan, localizado na região sul da Bahia.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente, que ocorreu no Km 575 da rodovia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi o motorista do carro, identificado como Hyago Nery, de 23 anos. Ele atuava como representante de uma empresa de baterias. O jovem era natural de Itabuna e estava em viagem a trabalho.

O condutor do caminhão cegonha, que não teve identidade divulgada, teve ferimentos leves. Equipes da PRF foram encaminhadas ao local para apurar como o acidente aconteceu.

[Texto: G1 Bahia. Foto: O Tempo Jornalismo]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Jornalista comemora Destaque Empresarial do ItanhemFest

Publicado

em

O jornalista Epitácio Costa está comemorando o terceiro prêmio Destaque Empresarial do ItanhemFest, que ganhou como melhor site de notícia e entretenimento da cidade de Itanhém, no ano de 2017.

A pesquisa é feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o prêmio será entregue no dia 26 de maio, no salão de festas da AABB.

“Agradeço a Deus, aos nossos parceiros, ao amigo e parceiro Renato Ribeiro, a minha família e, principalmente, aos nossos internautas”, disse Epitácio, diretor-geral do portal.

Há 13 anos o ItanhemFest vem noticiado fatos de Itanhém, de a toda a região, do Brasil e do mundo e, por isso, tem se mostrado um veículo de comunicação consistente.

O jornalista Edelvânio Pinheiro, editor do site Água Preta News, parabenizou Epitácio Costa pelo prêmio.

“Parabenizo o jornalista Epitácio Costa e sua equipe pelo Destaque Empresarial, desejando ao ItanhemFest muito sucesso na atividade jornalística”, disse.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA